Montagem de estoque: devo fazer dentro ou fora da empresa?


Blog

Montagem de estoque: devo fazer dentro ou fora da empresa?

Quando o assunto é montagem de estoque, muitos gestores ainda ficam em dúvida sobre as vantagens e desvantagens de fazer a estocagem dentro ou fora da empresa.

Qual escolha é mais segura? Qual garante mais agilidade para os processos logísticos? O que mais favorece a redução de custos e o aumento da produtividade? Para responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo especial. Confira e esclareça todas as suas dúvidas agora!

 

Entenda os benefícios da gestão de estoque eficiente

Entre os processos logísticos fundamentais para o sucesso dos negócios na atualidade, a gestão de estoque se destaca pela multiplicidade de tarefas envolvidas e pelos altos investimentos feitos pelas empresas nessa área.

Entretanto, uma vez que os gestores garantam a execução de boas práticas para a montagem do estoque, a atualização do inventário e a rotatividade de produtos, entre outras rotinas, a gestão de estoque oferece uma série de benefícios.

É possível reduzir os custos logísticos, aumentar a produtividade, diminuir os equívocos na execução das atividades gerenciais/operacionais e melhorar o aproveitamento dos recursos materiais e humanos.

Além disso, fica mais fácil fazer as entregas dentro do prazo estabelecido, favorecendo a satisfação dos clientes e o bom relacionamento com os fornecedores.

Sendo assim, ao otimizar a montagem de estoque, a sua empresa poderá garantir melhores condições para aproveitar todas as oportunidades de bons negócios oferecidas pelo mercado.

Por outro lado, negligenciar as práticas relativas ao gerenciamento do estoque pode comprometer o alcance de todos os objetivos de negócio definidos no planejamento estratégico da sua empresa.

Saiba, agora, quais são as possibilidades para a montagem de estoques utilizadas pelas organizações na atualidade.

 

Conheça as alternativas para montagem de estoque

A forma mais comum de montagem de estoque é a estruturação do setor no próprio espaço da empresa, seja como um centro de distribuição, no caso das empresas maiores, ou como um estoque, no caso das empresas menores.

As vantagens desse tipo de montagem de estoque estão na redução de custos relativos à movimentação das mercadorias, na facilidade para realização de conferências no inventário e no protagonismo quanto à integração dos processos logísticos.

Porém, nem todas as empresas dispõem do espaço necessário para organizar a sua montagem de estoque de maneira adequada. Isso pode prejudicar a rotina de gerenciamento do estoque, fazendo com que as empresas percam oportunidades de negócio por não conseguirem manter os níveis ideais de mercadorias sempre à disposição dos consumidores.

Nesses casos, o melhor a fazer é fazer a montagem de estoque fora da empresa. Essa decisão estratégica possibilita a otimização dos processos logísticos, oferecendo um bom custo-benefício relacionado à segurança, à conservação e ao transporte das mercadorias.

Entretanto, independentemente de fazer a montagem dentro ou fora da empresa, os gestores precisam estar atentos a alguns cuidados essenciais para garantir um controle de estoque eficiente, como vamos explicar a seguir.

 

Saiba como otimizar as suas práticas em controle e montagem de estoque

O primeiro passo para promover um controle e montagem de estoque eficientes é a atualização sistematizada dos dados relativos à entrada e saída de itens.

O cuidado com a atualização do inventário é de suma importância para que os processos logísticos possam ser implementados de maneira integrada, garantindo que todos os setores da empresa tenham acesso às informações necessárias.

Em seguida, os gestores devem manter a precisão dos cálculos relativos à previsão de demanda, acompanhando de perto fatores como a sazonalidade de produtos e os índices de reclamação relativos a alguma mercadoria.

Nesse sentido, os processos comunicacionais implementados pela sua empresa devem buscar o aprimoramento constante, seja no atendimento aos clientes, na relação com os fornecedores ou na comunicação interna.

Outro cuidado importante diz respeito à segurança, tanto dos materiais armazenados quanto dos colaboradores responsáveis pelo manuseio e transporte das mercadorias.

Por isso, é fundamental que as empresas mantenham em dia a capacitação dos colaboradores no que diz respeito às práticas de segurança do trabalho, além de garantir o treinamento necessário para evitar qualquer dano às mercadorias do estoque.

O controle de estoque também deve prever o combate ao desperdício de recursos e à realização de compras em excesso, os quais podem comprometer todo o planejamento estratégico do seu negócio.

Para garantir a otimização do controle e montagem de estoque, o emprego qualificado dos recursos tecnológicos deve ser um compromisso constante das empresas que querem se destacar no mercado atual.

 

Invista no emprego qualificado da tecnologia

Nas últimas décadas, a tecnologia aplicada à gestão empresarial evoluiu de maneira surpreendente, disponibilizando vários recursos para facilitar o dia a dia nas empresas, seja qual for o seu tamanho ou segmento.

Nesse sentido, o aproveitamento das ferramentas tecnológicas passou a ter uma enorme importância estratégica, diante do nível de exigência dos consumidores atuais e da crescente competitividade entre a concorrência.

Em se tratando da montagem de estoque e dos demais processos logísticos, os gestores podem contar um softwares e aplicativos especialmente desenvolvidos para dar agilidade e segurança às atividades relacionadas ao armazenamento, à movimentação e à entrega de mercadorias.

Dessa forma, a automação da logística favorece o desempenho das empresas na gestão de estoque de várias maneiras, envolvendo desde a atualização do inventário até a comunicação direta entre o estoque e os fornecedores, sinalizando quando novas entregas deverão ser feitas.

Com o emprego adequado da tecnologia, é possível reduzir o índice de acerto dos colaboradores na execução de suas tarefas, favorecendo o aumento da produtividade, o que eleva o diferencial competitivo das empresas e agrega valor ao negócio.

Chegando ao fim do nosso artigo, você entendeu qual é a importância estratégica do controle de estoque eficiente, e já sabe como tomar as decisões mais adequadas em relação à montagem de estoque da sua empresa.

Basta considerar as demandas específicas do seu negócio e da realidade de mercado no qual ele está inserido, lembrando-se sempre de fazer do planejamento estratégico em logística o seu ponto de partida.

Que tal conferir mais dicas sobre montagem de estoque ou sobre os processos essenciais para a qualidade da sua linha de produção? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo especializado em armazenamento de produtos na sua caixa de entrada!

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também:

A Revolução das Caixas Plásticas na Indústria Alimentícia

As 8 maiores vantagens de transportar produtos em caixas plásticas

Cadeia de suprimentos: afinal, o que é e porque é importante?